As operações de backoffice incluem tarefas associadas à manutenção, limpeza, portaria, copa, entre outras. Notavelmente, a execução eficiente dessas tarefas é essencial para o funcionamento perfeito de qualquer empresa ou condomínio. Por isso algumas organizações e condomínios residenciais/comerciais optam pela terceirização de backoffice.
Desse modo, os colaboradores e gestores internos podem manter o foco nas principais tarefas e recursos para melhorar resultados, alcançar metas de faturamento e criar boas experiências para os clientes e visitantes.
Então, se você pensa na terceirização de copeira, terceirização de limpeza e outras atividades de backoffice para melhorar suas operações, confira os benefícios que essa escolha tende a render para o seu condomínio ou negócio!
5 Vantagens da Terceirização de Backoffice
Compilamos aqui alguns dos maiores benefícios em adotar o modelo de terceirização de copeira, terceirização de limpeza, portaria e outras atividades!
1. Redirecionamento de Recursos
A manutenção de departamentos não voltados para o cliente, por exemplo, zeladoria, manutenção predial, copa e limpeza, exige muito trabalho e investimento. A empresa é obrigada a alocar recursos financeiros para salários e infraestrutura se quiser executar essas atividades internamente.
Mas aí entra a terceirização de backoffice, que ajuda a reduzir as despesas financeiras e a supervisão que essas atividades normalmente exigiriam. Afinal, a terceirização de serviços libera o capital para investimentos em áreas essenciais como produção, vendas, marketing, etc. Além disso, os gestores também se beneficiam, pois conseguem dar mais atenção aos aspectos estratégicos dos negócios.
2. Aumento da Produtividade
Um backoffice ineficaz ou sobrecarregado muitas vezes prejudica o nível de produtividade que uma empresa pode atingir. Se a força de trabalho for incompetente, isso se traduz em custos e perdas desnecessários.
Porém, ao contratar a terceirização de copeira e de outros serviços relativos às atividades-meio, gestores e síndicos têm a certeza de estar contando com mão de obra qualificada e treinada de acordo com as melhores práticas de execução de serviços.
3. Aumento da Flexibilidade
A terceirização de serviços é capaz de promover maior flexibilidade nas contratações, uma vez que elas acontecem apenas em situações necessárias para o contratante.
Para exemplificar, um condomínio residencial ou comercial pode expandir o número de profissionais de limpeza de acordo com a necessidade e em apenas alguns meses do ano: durante as férias de verão, durante a fase de obras nos condomínios, etc.
Além disso, a flexibilidade fornecida pode redirecionar uma empresa para o desenvolvimento de estratégias de crescimento.
4. Redução de Custos Operacionais e Trabalhistas
Terceirizar tarefas como copa, portaria e limpeza ajuda a reduzir significativamente o valor gasto nessas atividades não essenciais. Até mesmo grandes empresas aderem aos serviços terceirizados de backoffice para diminuir despesas operacionais. Um exemplo disso é o Google, que, em 2016, terceirizou serviços de backoffice para empresas indianas.
A terceirização, de fato, permite que os clientes economizem, pois não precisam se preocupar também com as despesas de folha de pagamento.
5. Aumento da Eficiência
Uma empresa de facilities experiente possui políticas, procedimentos e processos específicos para todas as suas necessidades de backoffice. As práticas que empresas como a Terserv implementam não apenas simplificam suas operações, mas também podem ajudar você a identificar e corrigir ineficiências. Desse modo, as operações internas da sua empresa se tornam mais efetivas e estratégicas!