Ninguém duvida que os serviços de terceirização promovem muitos benefícios financeiros e de desempenho de tarefas para quem contrata. No entanto, é preciso estar constantemente avaliando a performance dos profissionais terceirizados e da própria empresa de facilities.
Todo esse cuidado é válido por ajudar a avaliar se que a prestadora, de fato, entregou tudo o que prometeu em contrato. Desse modo, a avaliação é útil e é feita com base em alguns indicadores, que dão diretrizes antes e durante a contratação.
Vamos, então, conhecer esses indicadores e como eles mostram se os serviços de limpeza, copeira, portaria e outros estão sendo bem executados.
De modo simplificado, os indicadores de qualidade são métricas que permitem avaliar o nível de qualidade de um produto ou serviço. Com base em parâmetros e comparações, os indicadores são similares aos testes de qualidade.
Mas, primeiramente, é necessário estabelecer quais os KPIs (indicadores de performance) serão usados para depois aplicá-los do modo correto. Assim, é possível mensurar a satisfação do cliente.
Você contrata serviços terceirizados de limpeza, de portaria, recepção, copeira ou zelador? Saiba que existem métricas gerais que ajudam na identificação da qualidade da execução das tarefas. Conheça alguns seguir:
Mensurar a satisfação interna é um meio de descobrir se os colaboradores – gestores, supervisores, líderes – estão satisfeitos com as entregas da empresa de facilities. Isso também significa que existe a necessidade de alinhamento entre os colaboradores internos e os terceirizados. Somente assim as tarefas podem ser executadas com alta performance.
Produtividade é o volume de produção em um determinado período de tempo. Este indicador é utilizado com o objetivo de medir o desempenho de diversos tipos de serviços. Na limpeza terceirizada, por exemplo, utiliza-se o KPI a fim de calcular quanto tempo é necessário para a limpeza de condomínios ou escritórios.
Portanto, ao descobrir a produtividade, o contratante sabe se as tarefas executadas estão em conformidade com o esperado.
Uma empresa de facilities qualificada e comprometida com seus clientes é aquela que sabe que o pós-venda tem muita relevância para o bom atendimento do cliente.
O pós-venda de qualidade demanda o contato por vários canais de comunicação, sempre no intuito de avaliar a satisfação do cliente. Ações como o envio de e-mail com agradecimentos, oferta de descontos, entre outras, fazem parte de um pós-venda de alto nível.
Observar esse tipo de indicador é fundamental, tanto pelo lado do cliente quanto pelo lado de quem executa os serviços. A segurança na produção é essencial quando pensamos em atividades terceirizadas como a zeladoria, que atua diretamente com a manutenção dos condomínios.
Por isso, o zelador terceirizado deve seguir as normas regulamentadoras ao desempenhar suas tarefas e ao supervisionar as atividades dos demais colaboradores.
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