Para a contratação de porteiro, é preciso adotar uma série de critérios, visto que o mesmo é responsável pelos cuidados e segurança do edifício. A terceirização de serviços de portaria pode simplificar o processo e garantir uma escolha assertiva.
Por ser um profissional muito importante, o contratado deve ter um perfil adequado e inspirar confiança.
Afinal, ele é encarregado pela entrada e saída de moradores e visitantes, além de outras tarefas, por exemplo, o recebimento de encomendas e o atendimento telefônico.
Desta forma, é imprescindível se certificar de que a terceirização de serviços de portaria será exercida por alguém capacitado. Portanto, nesse artigo da Terserv vamos compartilhar instruções essenciais para contratar um especialista.
Terceirização de serviços de portaria: como contratar?
Veja as dicas para acertar na seleção do porteiro terceirizado
Estabeleça um perfil para o candidato
Contratar um funcionário é um passo muito importante, é necessário avaliar o perfil profissional e se os requisitos do candidato atendem a função.
Sendo assim, procure saber quais são as competências necessárias que um porteiro deve ter. Através de uma assembleia, é possível consultar os moradores e estabelecer os atributos ideias para o candidato.
Tenha em mente que definir características específicas, como:
- Boa apresentação pessoal;
- Responsabilidade, disciplina e ética;
- Descrição, proatividade, entre outros.
Tudo isso torna muito mais fácil o processo de contratação, assim como, manter a boa relação com condôminos.
Faça a divulgação das vagas corretamente
A divulgação da vaga é um processo importante. Por meio disso é possível identificar candidatos qualificados. Além disso, quanto mais opções, maiores são as chances de conseguir alguém apto.
E se tem um conselho que podemos dar é: ao divulgar o anúncio da vaga, seja claro quanto ao salário e benefícios, horários de trabalho e afins, pois quanto mais diferenciais divulgar, mais profissionais irá atrair para o processo de recrutamento.
Aposte também na divulgação de vagas nos canais certos, como em:
- Sites especializados em vagas de emprego;
- Redes sociais;
- Jornais de grande circulação;
- Em empresas de terceirização de serviços de portaria.
Analise bem a experiência do candidato
Após estabelecer o perfil do candidato e divulgar a vaga, é hora de analisar as opções de currículos e verificar quem desempenha bem a função. Para isso, é importante considerar quem já trabalhou como porteiro antes e por quanto tempo.
A carteira de trabalho também permite verificar a estabilidade do trabalho e por quantos empregos o candidato passou.
Além disso, procure saber os motivos de saída, as qualidades e defeitos, fazer uma análise precisa ajuda a identificar se o profissional é apropriado para a contratação.
Realize testes de aptidão para uma boa contratação de porteiro
Aplicar o teste é fundamental para indicar a aderência do candidato à vaga. Além disso, também contribui para detectar algum tipo de desvio que pode prejudicar a atividade na empresa.
Portanto, os testes lógicos, psicotécnicos e psicológicos podem verificar como o candidato se comporta durante o exercício da função. Lembre-se que também são necessários conhecimentos técnicos específicos para elaborar relatórios de segurança.
Colete informações durante a entrevista
A entrevista é um momento importante, por isso, é preciso ter calma e muita atenção para chegar à decisão do candidato certo.
Para realizar uma boa entrevista, veja os passos abaixo:
- Colha bastante informação;
- Analise o currículo e verifique os pontos que merecem mais atenção;
- Estabeleça a quantidade certa de perguntas que irá fazer;
- Procure também abordar assuntos e situações da rotina caso haja alguma suspeita.
Você deve saber que a entrevista permite que o candidato fale mais sobre ele mesmo. Desta forma também dá para constatar se seus objetivos profissionais estão alinhados com a empresa.
Tome decisões sem preconceitos
Antes de tomar qualquer decisão, é importante que os preconceitos sejam deixados de lado, principalmente no que diz respeito à religião, raça e aparência.
É preciso saber que existem bons profissionais com opiniões diferentes do entrevistador que podem surpreender de forma positiva, desempenhando bem a função e agregando valor ao ambiente.
Como você pôde perceber, o processo de contratação de porteiro não é algo fácil, é preciso analisar vários requisitos para fazer a escolha certa.
É por esse motivo que existe a terceirização de serviços de portaria com profissionais que são especialistas e capacitados.
A Terserv é uma empresa que oferece o serviço de terceirização de portaria com porteiros treinados para gerenciar o controle de acesso de pessoas e de veículos em condomínios residenciais, empresariais e comerciais, além de auxiliar em outras atividades.
Conheça mais sobre a terceirização de portaria e faça uma simulação de proposta sem compromisso.