Pular para o conteúdo

O que é atividade-fim e por que terceirizá-la

Terceirização de Atividade-fim: entenda as regras

Navegue por tópicos!

A terceirização de serviços ganha cada vez mais espaço em empresas, condomínios e indústrias. Atualmente, é possível contar com diversas atividades terceirizadas, por exemplo, a terceirização de copa

Mas, além da terceirização de copa, de portaria e da recepção terceirizada, a prestação de serviços nesse modelo foi ampliada para as atividades-fim. Isso foi possível desde a implementação da Lei 13.429/2017. 

Mas o que seriam as atividades-fim? Quais tipos de atividades-fim podem ser executadas por predadores de serviços? Entenda mais sobre esse assunto aqui no blog da Terserv, empresa de terceirização de copa, portaria, limpeza, recepção e zeladoria!

O que é a atividade-fim?

Primeiramente, é importante destacar que a atividade-fim é citada no contrato social da empresa. Afinal, ela é a principal atividade a ser executada, aquela que será responsável por trazer o faturamento para o negócio. 

Por exemplo, a atividade-fim de uma indústria moveleira é a fabricação industrial dos móveis. A atividade-fim de um restaurante é a produção dos alimentos, e assim por diante. Por isso, todas as demais atividades que não estão diretamente relacionadas ao faturamento e aos lucros de uma empresa são chamadas de atividades-meio.

É possível terceirizar a atividade-fim?

Desde a última reforma trabalhista, é permitido terceirizar as atividades-fim. Isso está previsto na Lei nº 11. 13.429/2017, também conhecida como Lei da Terceirização.

Ao terceirizar as operações principais, uma empresa delega a contratação de profissionais especializados a um prestador de serviços experiente, que realiza o processo de contratação e treinamento.

Esses profissionais atuam sob supervisão e orientação da empresa terceirizada, que busca constante alinhamento da execução dos serviços com as necessidades de quem contrata. 

Além disso, é possível terceirizar pessoal qualificado para cargos analíticos, de gestão, de projetos, comerciais e de engenharia, incluindo supervisão, coordenação e gestão.

Benefícios da terceirização da atividade-fim

Confira as maiores vantagens de contratar a terceirização como solução para o seu negócio!

1. Redução de custos

A contratação interna traz vantagens, mas também desvantagens relacionados à oneração da folha de pagamentos. Quando uma empresa contrata internamente, ela deve pagar aos funcionários todos os encargos além do salário. Isso inclui, portanto, férias, 13o salário e multas rescisórias na demissão. 

Já a terceirização leva à redução de custos porque a prestadora de serviços arca com todas as despesas da folha de pagamento

2. Otimização do tempo da equipe

A terceirização de serviços é uma solução que leva à otimização do tempo das equipe próprias da empresa. Ao ter profissionais terceirizados qualificados exercendo  determinadas funções, os líderes internos podem:

  • Manter o foco na expansão dos negócios;
  • Dedicar-se à tomada de decisões;
  • Focar nas ações estratégicas para gerar resultados. 

3. Contar com profissionais treinados e capacitados

Terceirizar serviços em atividades-fim significa poder contar com profissionais altamente capacitados e recrutados de forma criteriosa. Afinal, esse é um dos requisitos básicos de toda empresa de terceirização: oferecer mão de obra qualificada. 

A performance dos profissionais terceirizados é importante, sobretudo para que os contratantes alcancem os resultados desejados e a performance 

4. Flexibilidade na contratação de profissionais

A terceirização da atividade-fim também proporciona maior flexibilidade na contratação dos profissionais. Esta flexibilidade se dá tanto pela contratação de profissionais (muitos ou poucos) para cobrir a demanda de diversos setores, quanto pelo prazo de contratação. 

Sabendo que é possível terceirizar as atividades-meio e quais benefícios isso promove para o seu negócio, fale com a Terserv! Temos um amplo leque de profissionais para terceirização, desde zeladores a equipes administrativas e de RH. Entre em contato e saiba como funciona a nossa prestação de serviços terceirizados!

Entre em contato conosco e fale com nossos especialistas!

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

TERSERV - Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

Confira mais novidades

WhatsApp chat