A terceirização de backoffice tornou-se cada vez mais popular na última década. Isso ocorre à medida que as empresas expandem suas operações e surgem necessidades específicas de mão de obra especializada e maior foco no core business por parte dos gestores.
No caso do backoffice, as atividades mais terceirizadas se concentram na limpeza, portaria, controle de acesso e serviços de recepção. De fato, terceirizar essas e outras atividades proporciona benefícios que vão além da melhoria na qualidade dos serviços. Continue a leitura deste artigo da Terserv e entenda mais sobre as vantagens de terceirizar serviços!
Em outras palavras, a terceirização de backoffice é a prática de obtenção de serviços a partir de um prestador externo. Essa prática é mais comumente usada em setores onde há escassez de mão de obra para cargos específicos ou onde o custo da mão de obra é muito alto.
Atualmente, as empresas podem terceirizar qualquer função em qualquer setor, por exemplo, do call center ao setor administrativo. Em muitos casos, as empresas e condomínios terceirizam porque isso reduz os custos de forma significativa. Ao mesmo tempo, terceirizar garante a execução das tarefas com mais eficiência, cuidados aos detalhes e rapidez.
No Brasil, a lei da terceirização (Lei nº 13429/17) favorece a contratação de equipes externas terceirizadas para dezenas de trabalhos. Mas o mais comum é vermos a contratação de equipes de limpeza, de porteiros, zeladores, profissionais de copa e até profissionais de RH.
Há também a possibilidade de terceirizar os serviços administrativos, como forma de liberar recursos humanos para a gestão do negócio. Aliás, este é um dos grandes benefícios, pois é melhorar o foco nos negócios ou no cliente.
Confira uma lista de vantagens que são pouco citadas, mas que são, de fato, muito relevantes para o seu negócio!
Quando uma empresa terceiriza os serviços de portaria, por exemplo, ela passa a contar com novos recursos tecnológicos. Afinal, as empresas de facilities garantem a utilização de equipamentos e sistemas com tecnologia de ponta, aumentando a segurança dos condôminos, moradores e trabalhadores.
Do mesmo modo, a tecnologia empregada pelos prestadores de serviços terceirizados impactam em tarefas como a de limpeza. Apenas para exemplificar, a Terserv utiliza produtos sustentáveis na limpeza e que não afetam o meio ambiente.
Quando uma empresa está focando na expansão, ela deve manter todos os seus esforços direcionados a isso. Portanto, os gestores não podem perder tempo supervisionando os profissionais as tarefas não relacionadas ao core business. Nesse sentido, a terceirização libera os gestores para que possam criar estratégias e medir resultados.
O absenteísmo é a ausência dos funcionários (falta) por motivos diversos, o que impacta na produtividade quando este indicador está alto. Mas a terceirização propõe a rápida substituição do colaborador caso precise se ausentar de suas tarefas diárias. Com isso, o trabalho continua sendo executado, seguindo os mesmos métodos e padrões de qualidade.
Tem interesse em aproveitar a terceirização de serviços para seu condomínio ou empresa? A Terserv oferece os melhores profissionais capacitados para que você ganhe tempo, qualidade e eficiência nos serviços. Fale conosco!