Pular para o conteúdo

Como deve ser feita a coleta seletiva pela equipe de limpeza do condomínio

Como deve ser feita a coleta seletiva pela equipe de limpeza do condomínio

Navegue por tópicos!

A coleta de lixo nos condomínios é um assunto importante, porque isso afeta o meio ambiente e a segurança de todos. É uma pauta tão relevante que as próprias empresas de serviços terceirizados possuem regras e métodos de coleta seletiva e descarte de materiais bem definidos. 

Com base na separação dos materiais orgânicos e inorgânicos é possível encaminhar os produtos para a reciclagem, atividade que gera empregos, renda e ainda ajuda a proteger o meio ambiente. Então, vamos entender melhor aqui no blog da Terserv qual a melhor forma de fazer a coleta seletiva no seu condomínio! 

O que é Coleta Seletiva?

Em suma, a coleta seletiva é definida como a separação entre resíduo e lixo. O lixo são os rejeitos que não podem ser reutilizados, a exemplo dos restos de alimentos. Já os resíduos descartados podem passar pelo processo de reciclagem.

A coleta seletiva, portanto, é o primeiro passo para o descarte correto do lixo e dos resíduos, dando a eles o destino ideal. Assim, é possível economizar recursos naturais e reduzir o acúmulo de materiais orgânicos e inorgânicos nos aterros sanitários. Ou seja, a coleta é uma prática essencial para manter a sustentabilidade.

Lei da Coleta Seletiva no Brasil

A Coleta Seletiva integra a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei federal n.º 12.305/2010, criada em 2010. Essa lei tem a finalidade de gerir os resíduos sólidos do Brasil de modo adequado. A lei prevê, então, que a responsabilidade pelo descarte do lixo e dos resíduos é de todos que atuam na produção ou consumo de um produto.

Os materiais considerados recicláveis incluem: papel, vidro, papelão, metais, embalagens longa vida. Já os rejeitos não recicláveis são papel higiênico usado, fraldas, cotonetes e absorventes. Além disso, os restos de alimento animal ou vegetal estão na categoria do lixo orgânico. 

Como implementar coleta seletiva em condomínio

A coleta seletiva em condomínios é uma atividade que pode ser implementada a partir do síndico, do zelador, dos moradores ou da empresa de serviços terceirizados de limpeza

Antes de tudo, o condomínio deve reservar um espaço adequado para abrigar as lixeiras. O ponto selecionado deve estar sempre limpo e arejado, o que previne a formação de cheiros e a propagação de insetos pelo condomínio. 

Estude também o orçamento para a compra das lixeiras, uma vez que os valores podem variar muito conforme o modelo dos cestos de descarte. Além de providenciar os cestos de descarte adaptados para cada tipo de material, é necessária a instalação de placas de aviso. 

Cada cor de placa tem uma finalidade:

  • Amarelo: Metais 
  • Azul: Papel e papelão 
  • Verde: Vidros 
  • Vermelho: Plásticos 
  • Marrom: Orgânicos 
  • Cinza: Não recicláveis

Melhores práticas para a coleta

O condomínio certamente deve ter normas bem claras para quem descumprir a lei da coleta seletiva dentro dos edifícios. Vale destacar também que a atividade tem sucesso quando todos os moradores estão alinhados com o projeto, sabendo da importância dele para o bem-estar de todos. 

Por isso, é importante manter todos os moradores conscientes, seja por meio de palestras ou conversas nas reuniões de condomínio. Alguns edifícios até mesmo estabelecem multas caso haja o descumprimento das regras de coleta seletiva. 

Coleta seletiva: uma prioridade das empresas de serviços terceirizados 

As empresas de terceirização de serviços como a Terserv sabem o quão fundamental é o descarte correto de lixos e resíduos. A prática de coleta e descarte é ainda mais essencial quando se trata do serviço de limpeza terceirizada

Nossas equipes são treinadas para executar o serviço com qualidade, eficiência e com base nos melhores métodos, o que permite ao seu condomínio cumprir as regras e evitar multas. 

Então, na hora de contratar uma empresa de serviços terceirizados de limpeza, chame a Terserv. De qualidade e compromisso nós entendemos bem!

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

TERSERV - Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

Confira mais novidades

WhatsApp chat