Pular para o conteúdo

Como pode ser feito o descarte do lixo hospitalar

Como pode ser feito o descarte do lixo hospitalar

Navegue por tópicos!

Um dos maiores benefícios de contar com uma empresa terceirizada de limpeza é que os profissionais qualificados sabem exatamente como descartar lixo hospitalar. O descarte correto do lixo hospitalar é, com toda a certeza, fundamental para evitar o contato acidental e as contaminações por bactérias, vírus e outros agentes patógenos causadores de doenças. 

Todo tipo de lixo e de resíduos possui normas que estabelecem o modo correto de descarte. E com o lixo hospitalar isso não é diferente! Por isso é importante conhecer os principais tipos de lixos hospitalares e como descartá-los com segurança! 

Quer saber mais sobre o descarte deste tipo de material? Então continue lendo o mais novo artigo do Blog da Terserv!

Tipos de resíduos médicos 

Existem 4 tipos principais de resíduos hospitalares: perigosos, infecciosos, radioativos e perfurocortantes. Cada tipo tem necessidades de descarte diferentes, pois oferecem riscos e consequências a longo prazo se manuseados de forma incorreta.

Abaixo estão os 4 principais tipos de resíduos/lixos hospitalares:

1. Lixo hospitalar perigoso

Os lixos e resíduos que representam perigo têm características que os impedem de serem misturados com outros tipos de resíduos. A exposição aos materiais perigosos pode causar complicações respiratórias, da pele e dos olhos e outras doenças. Alguns exemplos de resíduos perigosos incluem:

  • Metais que podem enferrujar;
  • Produtos químicos corrosivos;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Baterias com mercúrio;
  • Medicamentos.

2. Resíduos médicos infecciosos

Os resíduos hospitalares infecciosos são quaisquer tipos de resíduos capazes de produzir ou disseminar infecções. Este tipo de lixo necessita de manuseio com extrema cautela e somente por pessoas especificamente treinadas, por exemplo, os profissionais de empresa terceirizada de limpeza

Assim, os resíduos infecciosos abrangem: 

  • Equipamento de proteção individual (EPI);
  • Máscaras para face;
  • Cânulas de injeção de medicamento;
  • Curativos (gazes);
  • Materiais perfurantes (agulhas, seringas);
  • Tecidos ou órgãos do corpo.

3. Lixo hospitalar radioativo

Os lixos radioativos produzidos em ambiente hospitalar são um dos tipos mais perigosos de resíduos médicos se manuseados de forma inadequada. A exposição a esse tipo de lixo pode certamente levar a muitas doenças graves a longo prazo. Grande parte do lixo médico radioativo produzido na área da saúde vem da radioterapia. Exemplos de resíduos médicos radioativos incluem:

  • Cortantes usados ​​para radiação;
  • Roupas e utensílios usados ​​para radiação;
  • Qualquer material descartável que entre em contato com raios radioativos.

4. Perfurantes

Cortantes são definidos como qualquer utensílio médico que pode perfurar a pele humana ou animal. São usados ​​com frequência em ambientes de saúde, especialmente para vacinação, coleta de sangue e inserção de soro. Eles têm seus próprios recipientes feitos especialmente para eles para descarte. Confira alguns dos materiais perfurantes mais comuns:

  • Agulhas;
  • Seringas;
  • Bisturis;
  • Tesouras;
  • Auto Injetores.

Como descartar material médico da forma correta?

Os profissionais de empresa de limpeza terceirizada são treinados para executar todas as etapas da limpeza e higienização segundo as normas vigentes da vigilância sanitária. De acordo com a ANVISA, o descarte do lixo hospitalar, tratado ou não, e que estejam armazenados em sacos brancos leitosos devem ser encaminhados para descarte final dentro das regras ambientais.

Com relação a materiais como agulhas e seringas, existem caixas específicas de descarte, da cor amarela, e feitas de papelão. Essas caixas, chamadas de descarpack, são utilizadas para acondicionar os materiais sem nenhum contato com o ambiente externo. 

Além disso, elas são sinalizadas, incitando que o material descartado não deve ser manuseado sem a devida proteção e cuidado

Incineração

A incineração é um processo que queima resíduos médicos em um ambiente controlado. Alguns hospitais têm tecnologia e equipamentos de incineração disponíveis no local. O processo de queima dos materiais contaminantes reduz o volume de resíduos médicos transportados da instalação para um aterro sanitário ou outro local de descarte. 

Com todos esses cuidados, as equipes terceirizadas de limpeza da Terserv garantem a segurança e o bem-estar de todos na sociedade!

Quer contar com a experiência dos nossos profissionais? Entre em contato e solicite orçamento para este serviço terceirizado! 

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

TERSERV - Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

Confira mais novidades

WhatsApp chat