Pular para o conteúdo

Porteiro e Controlador de acesso: quais as diferenças?

Porteiro e Controlador de acesso

Navegue por tópicos!

Antes de contratar uma empresa terceirizada de controlador de acesso, é aconselhável sanar dúvidas, de forma que isso torne a contratação mais efetiva. E uma das dúvidas mais frequentes diz respeito às diferenças entre porteiro e controlador de acesso.

Não é incomum que os condomínios e empresas confundem as funções e os profissionais. Mas o fato é que cada um deles exerce atividades diferentes, embora eles se complementam e possam se apoiar. 

Então, se você também pensa que porteiro e controlador de acesso executam as mesmas tarefas, continue lendo este artigo da Terserv. Você vai descobrir quando deve contratar um ou outro serviço terceirizado. 

Função do porteiro:

Para ser porteiro, normalmente exige-se do profissional o 2º grau completo e algum tempo de experiência na função (6 meses, no mínimo).  Além disso, os profissionais passam por capacitação quando contratados por uma empresa terceirizada de controlador de acesso, que também empregam porteiros especializados. 

Então, em suma, o porteiro executa inúmeros serviços relacionados à portaria, incluindo a triagem de documentos, a distribuição e a recepção de visitantes. Em alguns casos, o porteiro também atua como um auxiliar do zelador, informando tudo o que acontece no condomínio para as devidas tomadas de providências. 

Sendo assim, estão no escopo de serviços do porteiro terceirizado: 

  • Checar as portas e portões que devem estar sempre fechados;
  • Conhecer todas as normas de segurança do condomínio;
  • Transmitir e fazer cumprir as ordens do zelador;
  • Fazer rondas no edifício;
  • Zelar pelos equipamentos de incêndio;
  • Identificar entregadores e atender o interfone;
  • Cumprir o protocolo de entrada e saída de pessoas e visitantes;
  • Informar o zelador sobre todas as reclamações ocorridas durante seu horário de expediente.

Função do controlador de acesso

Para desempenhar o papel de controlador de acesso, o profissional precisa ter 1º grau completo. Esse profissional também não precisa ter as mesmas habilidades do porteiro, uma vez que ele apenas faz o controle de entrada e saída de pessoas e veículos. 

Diferentemente do porteiro, o controlador de acesso não é o responsável pela identificação de visitantes, por exemplo. Caso haja alguma dúvida nesse quesito, o controlador encaminha a pessoa até o porteiro, que esclarecerá quaisquer dúvidas. 

Portanto, o controlador de acesso fica responsável pelas seguintes tarefas abaixo: 

  • Controlar a entrada e saída do público interno e externo e de veículos e visitantes, em toda a área sob sua responsabilidade;
  • Controlar o movimento de pessoas em todo o perímetro de acesso;
  • Observar e conter aglomeração de pessoas estranhas nos locais de acesso sob sua responsabilidade;
  • Zelar pela qualidade dos serviços prestados e cumprir as regras determinadas pela administração.

É preciso contratar os dois?

Não há necessidade de contratar ambos os serviços de terceirização, no entanto, se você preza pela segurança em seu condomínio, os funcionários da terserv são altamente treinados para exercer ambas funções! 

terceirização de porteiro

Assim, você tem os melhores porteiros para uma boa proteção quando o assunto é o gerenciamento da entrada e saída de pessoas e veículos, gestão das normas do edifício, gestão de documentos dos moradores, entre outros aspectos. 

Sabendo que as cidades metropolitanas sofrem com o maior índice de violência e assaltos, é sempre bom considerar a terceirização de portaria e de controle de acesso. 

Por isso, conte com a qualidade e a confiança que só a Terserv, empresa terceirizada com os melhores porteiros do mercado, oferece aos nossos clientes! 

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Empresa especializada em Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

TERSERV - Terceirização de Serviços

Terceirizar serviços ficou fácil, rápido e transparente! Terceirizamos todos os tipos de serviços, como limpeza, recepção, portaria, copa, auxiliares de logística, manutenção predial, zeladoria e diversos outros.

Conheça Nossos Serviços

Confira mais novidades

WhatsApp chat